sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rick Riordan

                                                    Rick Riordan

                                

             

Rick Riordan

Para Rick Riordan, contar uma história a seu filho mais velho na hora de dormir foi apenas o início de uma jornada ao mundo dos livros infantis.
Riordan, então professor, já era um autor premiado de romances policiais para adultos quando seu filho Haley lhe pediu que contasse, na hora de ir para a cama, histórias sobre deuses e heróis da mitologia grega. Dei aulas de mitologia grega por muitos anos no ensino fundamental, então fiquei feliz em poder atender ao pedido dele, explica o autor. Quando eu já não conhecia outros mitos, (Haley) ficou desapontado e perguntou se eu não poderia criar alguns com os mesmos personagens.
Haley tinha acabado de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), e as narrativas de mitologia grega eram um dos poucos assuntos que interessavam o menino, naquela época no terceiro ano do ensino fundamental. Estimulado pelo pedido do filho, Riordan inventou rapidamente o personagem Percy Jackson e lhe contou todas as aventuras dele para recuperar, nos Estados Unidos dos dias de hoje, o raio-mestre de Zeus. Como conta seu criador, levei três noites para contar toda a história, e, quando terminei, Haley disse que eu deveria escrever um livro.

  Fonte:http://rickriordan.com.br/

Quíron

                                                               Quíron
                      
                                            
    
        
Quíron (em grego: Χείρων, transl. Kheíron, "mão"[Nota 1]), na mitologia grega, era um centauro, considerado superior por seus próprios pares. Ao contrário do resto dos centauros que, como os sátiros, eram notórios por serem bebedores contumazes e indisciplinados, delinqüentes sem cultura e propensos à violência quando ébrios, Quíron era inteligente, civilizado e bondoso,[1] e célebre por seu conhecimento e habilidade com a medicina.
De acordo com um mito arcaico[2] foi criado por Cronos (Saturno, para os romanos), que, depois de ter assumido a forma de um cavalo para se esconder de sua esposa, Réia, engravidou a ninfa Filira.[3] A linhagem de Quíron também era diferente dos outros centauros, que eram filhos do Sol e das nuvens de chuva; os gregos do período clássico consideravam-nos frutos da união entre o rei Ixíon, atado permanentemente a um disco de fogo no Tártaro, e Nefele ("nuvem"), que Zeus teria criado à forma e semelhança de Hera.
   
   Fonte:Wicpédia

Afrodite

                                                                   Afrodite

                                  
 
           
Afrodite (em grego antigo: Ἀφροδίτ, transl. Aphrodítē) é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Sua equivalente romana é a deusa Vênus. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado, ou ao menos influenciado, pelo culto de Astarte, na Fenícia.
De acordo com a Teogonia, de Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite.
Por sua beleza, os outros deuses temiam que o ciúme pusesse um fim à paz que reinava entre eles, dando início a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que não era visto como uma ameaça. Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises. A deusa também foi de importância crucial para a lenda de Eros e Psiquê, e foi descrita, em relatos posteriores de seu mito, tanto como amante de Adônis quanto sua mãe adotiva. Diversos outros personagens da mitologia grega foram descritos como seus filhos.

   Fonte:Wicpédia

Hades

                                                               Hades

                                   
 
          Hades, deus do mundo subterrâneo (ou deus do inferno) da mitologia grega (ou Plutão, na mitologia romana), filho de Cronos e Réia, irmão de Zeus, Héstia, Demeter, Hera e Poseidon. Era casado com Perséfone (Cora para os romanos), que raptou do mundo superior, para ter como sua rainha. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora . Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano.

Hades dominava o reino dos mortos, um lugar onde só imperava a tristeza. Conseguiu esse domínio através de uma luta contra os titãs, que Poseidon, Zeus e ele venceram. Assim Poseidon ficou com o domínio dos mares, Zeus ficou com o céu e a Terra e Hades com o domínio das profundezas.
Era um deus quieto e seu eu nome quase nunca era pronunciado, pois tinham medo, para isso usavam outros nomes como o de Plutão. Um deus muito temido, pois no seu mundo sempre havia espaço para as almas. Seu mundo era dividido em duas partes: o Érebo onde as almas ficavam para ser julgadas para receber seus castigos ou então suas recompensas; e também a parte do Tártaro que era a mais profunda região onde os titãs ficavam aprisionados. Hades era presidente do tribunal, era ele que dava a sentença dos julgamentos.

   Fonte:http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hades/

Atenas

                                                                  Atenas

                       

             
Atena (no grego ático: Αθηνά, transl. Athēnā ou Aθηναία, Athēnaia; ver seção Nome), também conhecida como Palas Atena (Παλλάς Αθηνά) é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Também protegeu vários heróis e outras figuras míticas, aparecendo em uma grande quantidade de episódios da mitologia.

   Fonte:Wicpédia

Zeus

                                                                         Zeus

     
            Zeus (em grego: Ζεύς, transl. Zeús[1]), na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Além de sua herança obviamente indo-europeia, o clássico "amontoador de nuvens", como era conhecido, também tem certos traços iconográficos derivados de culturas do antigo Oriente Médio, como o cetro. Zeus frequentemente era mostrado pelos artistas gregos em uma de duas poses: ereto, inclinando-se para a frente, com um raio em sua mão direita, erguida, ou sentado, em pose majestosa.
Zeus Cronida, tempestuoso, era filho de Cronos e Reia, o mais novo de seus irmãos. Na maioria das tradições ele era casado com Hera - embora, no oráculo de Dodona, sua consorte seja Dione, com quem, de acordo com a Ilíada, teve uma filha, Afrodite. É conhecido por suas aventuras, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e herois, como Atena, Apolo e Artêmis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dioniso, Perseu, Héracles, Helena, Minos e as Musas (com Mnemósine). Com Hera teria tido Ares, Hebe e Hefesto.[2]
    
  Fonte:Wicpédia


           
    
  
                                                                                                                                                                                       

Luke

                                                                            Luke

                                                

       Luke era um garoto com cerca de 19 anos e parecia muito legal.Era alto musculoso,com cabelo com cor de areia aparado curto e um sorriso amigável.Em sua aparência tinha uma cicatriz branca que corria desde logo abaixo do olho direito até o queixo,como um antigo corte de faca.

    Fonte: livro o ladrão de raios.

     
Luke Castellan é o vilão da série Percy Jackson e os Olimpianos, criada por Rick Riordan.  Era filho de deus Hermes com a mortal May Castellan, Luke aparece pela primeira vez em "O Ladrão de Raios", sendo o conselheiro do chalé de Hermes e agindo de forma amigável com Percy. Chegou a Colina Meio-Sangue aos 14 anos, junto de Annabeth Chase, Thalia Grace e Grover Underwood.

    Fonte: Wicpédia

Annabeth



                                        Annabeth  Chase



















     Era uma campista loira com 13 anos de idade,tinha uns 5 centimetros a mais que percy e tinha uma aparência muitíssima mais atrética.Com seu bronzeado intenso e cabelo loiro cacheado,era  quase exatamente como Percy imaginava uma típica menina da California,a não ser pelos olhos,que arruinavam essa imagem.Era surpreendentemente cinzentos como nuvens de tempestade;bonitos mas também intimidadores,como se ela estivesse analizando o melhor modo de me derrubar em uma luta.

 Fonte: Livro o ladrão de raios.

 Filha de Atena (deusa da sabedoria e da batalha). Ela se mostra um tanto pomposa no início, mas rapidamente se aquece para Percy em sua primeira missão juntos. Por ser uma filha de Atena, ela é muito inteligente e tem um fascínio com a arquitetura. Na batalha, ela é uma lutadora habilidosa o suficiente para manter seu terreno com Percy, e também é, de longe, superior em estratégia. Ela fugiu de casa quando tinha apenas sete anos e conheceu Luke e Thalia, que a levou com eles para o Acampamento Meio-Sangue. Ela ajuda Percy em quatro de suas cinco missões e é capturada em uma das cinco. Embora ela nutrisse interesses ocultos por Luke, ela acaba cedendo seus interesses em Percy.

Fonte: Wicpédia.

Diferenças do livro e do filme

Percy descobre que é filho de Poseidon no capture a bandeira(no livro) e no filme Quiron que diz.
No livro tem Parcas e no filme não.
No livro a Sr. Dodds vira pó e no filme saí voando.
No livro tem as camas d’água (que é o nome de um capítulo) e no filme  não tem
No filme não tem o Equidna
No filme não tem Nancy Bobofit.
No filme tem 1 fúria e ela não se repete e no livro tem 3, e a senhora dodds se repete.
No filme não tem Cérbero.
No filme Percy não tem cabelo preto
No filme Perséfone aparece!
No filme Grover fica e não a mãe de Percy.
No livro ele pega todas as pérolas de uma ninfa da corte de Poseidon
No Filme não tem a ída de uma zebra para Las Vegas
No filme, Grover não é sugado para o Tártaro!
No filme Percy não manda a cabeça da medusa pro olimpo!
No filme não tem os estúdios m.a.c!
No filme tem uma mulher que prende Annabeth após ser petrificda pela Medusa!
No filme é Annabeth que descobre a Medusa!
No filme não tem o passeio de amor!
No filme a esgrima não existe
No filme nem falam da família de Annabeth.
No filme não tem eletrodomésticos grátis!
No filme Percy fica no acampamento, e não em casa!
No filme Hades aparece no acampamento!
No filme pode olhar a forma verdadeira dos deuses!
No filme começa com Percy na piscina!
No filme Hades até toca no raio!
No livro é Annabeth que descobre o cassino!
No filme eles só andam de carro!
No filme Percy já consegue controlar a água totalmente.
No filme Percy não vira o senhor supremo do banheiro!
Fonte:Mundo Material

Resumo do quinto livro


Percy Jackson e seus amigos lutam em uma guerra assemelhando-se a guerra inicial entre os deuses gregos e os Titãs e em uma batalha final com o poderoso Titã, Cronos. Eles finalmente derrotam Cronos e o Olimpo é salvo, Percy e Luke mergulham no rio estige e recebem a maldição de Aquiles. A grande profecia diz: Um meio-sangue, dos deus antigos filho, Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos Num sono sem fim o mundo estará E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará Uma escolha seus dias vai encerrar O Olimpo preservar ou arrasar.

A Grande Profecia não se aplica totalmente para Percy mas em parte para Luke também. Rachel conta isso para Percy dizendo para ele que isso vai influenciar sua escolha quando ele fizer 16 anos. Luke, possuído por Cronos, eventualmente fica chocado e volta para seu estado normal quando Annabeth lembra ele da promessa que ele fez a ela muito tempo atrás, de que eles seriam uma família. A 'lâmina maldita' da profecia era a faca que Luke deu para Annabeth, pois Luke não cumpriu a promessa de protegê-la. Poseidon ajuda, e os Olimpianos recuperam seu poder. Luke se mata atingindo seu ponto de Aquiles com a lâmina de Annabeth dada por Percy. A grande profecia depende da decisão de Percy de entregar a faca a Luke ao invés de matá-lo.

Os deuses previlegiam Percy com um desejo. Percy faz os deuses prometerem pelo rio Estige que eles vão reconhecer todas os seus filhos quando fizerem 13 anos. Ele também pede para construirem chalés para os deuses menores, como Hécate e Morfeu e para os filhos de Hades. Ele prefere fazer este desejo do que ganhar imortalidade. Tyson torna-se General do exército de Ciclopes por desejo de Poseidon, e a arma que ele pede é um novo bastão (de beisebol). Grover recebe um lugar no Conselho de Anciãos de Casco Fendido e se torna o novo Senhor da Natureza nomeado por Zeus e acaba desmaiando de surpresa. Annabeth começa a reconstruir o Olímpo como a nova arquiteta oficial dos deuses a pedido de sua mãe Atena.

Rachel Elizabeth Dare se torna o novo oráculo. Percy e Annabeth se tornam um casal e depois do seu segundo beijo (o primeiro foi no labirinto), Clarisse e todos os seus outros amigos sobreviventes mergulham eles no lago, para lhes dar privacidade, onde eles compartilham um beijo de baixo d'água. A história é concluída onde Annabeth e Percy correm montanha a baixo no Acampamento Meio-Sangue e pela primera vez, Percy não olha pra trás.
Fonte:Yahoo Respostas

Resumo do quarto livro


Depois de ser atacado por líderes de torcida demoníacas da sua nova escola, Goode, Percy retorna para o Acampamento Meio-Sangue e aprende sobre "O Labirinto", parte do palácio do Rei Minos em Creta que, de acordo com a Mitologia Grega, foi projetado por Dédalo. Durante o jogo de Captura a Bandeira, Annabeth e Percy acham a entrada para o Labirinto. Percy logo descobre que Luke quer usar a entrada para liderar seu exército através do Labirinto direto no coração do acampamento. Para entrar no Labirinto, Percy, tem que encontrar o símbolo Delta em uma passagem, tocá-la, e depois entrar no Labirinto. Usando o Labirinto, Percy tem que tentar encontrar Dédalo para Luke não conseguir o fio de Ariadne, e assim frustrar a invasão de Luke. Ele consegue a ajuda que precisa de uma garota mortal chamada Rachel Elizabeth Dare, que se revela acertando Cronos no olho com uma escova de plástico azul. Cronos descobre que Nico di Angelo é um filho de Hades e poderia ser a criança da profecia. Luke chega à Dédalo e consegue o fio de Ariadne. Usando este instrumento mágico, ele lidera seu exército e ataca o acampamento. Grover vem ao salvamento e provoca um pânico para afastar o inimigo. Depois da batalha, Dédalo sacrifica-se para fechar o Labirinto, que é ligado à sua vida.
Fonte:Yahoo Respostas

Resumo do terceiro livro


Quando Percy Jackson recebe uma ligação urgente e aflita de seu amigo Grover, ele imediatamente se prepara para a batalha. Ele sabe que vai precisar de todos os seus poderosos aliados semideuses ao seu lado, sua confiável espada de bronze Contracorrente, e… uma carona de sua mãe.
Os semideuses correm para o resgate para descobrir que Grover fez uma importante descoberta: dois poderosos meio-sangues cujo parentesco é desconhecido. Mas não é só isso que os espera. O lorde titã Cronos criou sua mais traiçoeira estratégia até agora, e os jovens heróis caíram como presas.
Eles não são os únicos em perigo. Um antigo monstro ressurgiu – um que os rumores falam ser tão poderoso que poderia destruir o Olimpo – e Artemis, a única deusa que parece saber como rastreá-lo, está desaparecida. Agora Percy e seus amigos,juntamente com os Caçadores de Artemis, tem apenas uma semana para achar a deusa sequestrada e desvendar o mistério sobre o monstro que ela estava caçando
Pelo caminho eles devem encarar o seu mais perigoso desafio: a congelante profecia da maldição do titã.
Fonte:Os Fã-Blog Olimpianos

Resumo do segundo livro


Em O Mar de Monstros, Rick Riordan faz várias referências a personagens mitológicos como Tântalo, Caríbidis, Circe, Polifemo entre outros, e o autor adapta todos os personagens mitológicos no presente de maneira muito interessante.

Nesse capítulo, Thalia, a árvore que protege o Acampamento Meio-Sangue e reforça suas defesas foi envenenada e graças a isso Quíron é demitido e quem assume o cargo de diretor de atividades do Acampamento é Tântalo, o espírito dos campos de punição, condenando à fome e à sede por toda a eternidade.

A solução para o envenenamento de Thalia é o Velocino de Ouro, que foi descoberto por Grover, quando este estava em sua jornada em busca de Pan. Assim, Percy e sua amiga Annabeth Chase, filha da deusa Atena, precisam salvar o amigo sátiro que está como prisioneiro de um ciclope malvado e resgatar o Velocino.

Em pela viagem Percy e seus amigos cruzam como vários personagens mitológicos e algumas divindades, como Hermes, além de descobrir que seu novo amigo Tyson é seu meio irmão e um ciclope – já que os ciclopes são filhos de Poseidon com espíritos da natureza.

Riordan faz com este capítulo das aventuras de Percy se torne a sua Odisséia, uma vez que é recheado de referências a obra de Homero, principalmente com relação ao encontro com Circe, que na obra de Riordan é dona de um spa na ilha onde transforma os homens em porquinhos da Índia. O mais engraçado que ao ler esta passagem no livro, veio a mente a imagem de Tyra Banks, a apresentadora do America’s Nest Top Model como a feiticeira Circe, principalmente no seu tratamento com Annabeth.
Fonte:Yahoo Respostas

O Monte Olimpo

Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos Doze deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses (como Zeus) - habitavam. Sabe-se também, na mitologia grega, que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do Monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre. A etimologia de Olimpo é desconhecida, mas possui grandes traços de semelhança com a cultura pré-indo-europeia.
Ficheiro:Mount Olympus 3D.gif
Monte Olimpo em 3D
Fonte: Wikipedia

Mapa do acampamento

Trailer

Trailer do filme "Percy Jackson e o Ladrão de Raios"
http://www.youtube.com/watch?v=67R4dDHvPiI

Trilha Sonora

Lady Gaga - Poker Face:
http://www.youtube.com/embed/bESGLojNYSo
AC/DC - Highway to Hell:
http://www.youtube.com/embed/bNlNZ2T9EeY"
Ke$ha - Tik Tok:
http://www.youtube.com/embed/iP6XpLQM2Cs